Vídeo demonstra tecnologia usada em prédios japoneses para suportar terremotos


Dorly Neto
O Japão é um país que, devido a sua localização, é atingido por um quinto dos abalos sísmicos que acontecem no mundo. Recentemente, um desses abalos, somado com uma furiosa tsunami, causaram uma grande tragédia no país, que já matou mais de três mil pessoas e outros milhares de desaparecidos.
Porém, o Japão também é conhecido por ser uma das maiores potências tecnológicas do mundo. Essa tecnologia também é voltada para estudos sobre prevenção e redução dos efeitos catastróficos desses acontecimentos. Assim, o Japão levou a sério tudo que diz respeito à preparação e infraestrutura de prevenção de tragédias naturais.
Dentre essas pesquisas de prevenção, a mais significativa é a que mantém as estruturas dos prédios intactas após alguma terremoto. A grosso modo, os prédios possuem fundações bem profundas e amortecedores que regulam a posição dos prédios quando os abalos começam, e eles se balançam para um lado e para o outro, como quem luta para manter o equilíbrio.
Abaixo você poderá ver imagens impressionantes filmadas no bairro de Shinjuku, no Japão, durante o terremoto do dia 10 de março. Nas imagens, um cinegrafista amador captura uma cena onde quatro prédios lutam para se manter em pé, devido a pressão da natureza durante os abalos sísmicos. Pode-se dizer que os engenheiros japoneses minimizaram os impactos desses acontecimentos.

1 comentários:

Clarisse Lessa disse...

A preparação e infraestrutura de prevenção de tragédias naturais no Japão é exemplar, mas ainda possui o desafio para a criação de novas tecnologias para se combater um novo "vilão", o maremoto.

Postar um comentário