Difícil enxergar algo positivo quando dois grandes desastres naturais assolam um país. Uma manhã tipicamente tranquila no Japão foi substituída por uma tarde cheia de tristeza, perdas e destruição. Entretanto, a internet tem sido uma grande aliada do país, oferecendo serviços à população que necessita de ajuda, além de ser um meio de comunicação entre parentes e amigos que esperam ansiosos por notícias da Terra do Sol Nascente.
O terremoto teve epicentro no Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika, na mesma região onde há dois dias ocorreu um tremor de 7,3 graus que não deixou danos. O sismo ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 de Brasília) e alcançou 8,9 graus na escala japonesa (shindo), sendo o 5º maior terremoto registrado na Terra e o maior do Japão. O número de mortos já passa de 6OO, segundo a agência de notícias japonesa Kyodo. O Ministério da Defesa do país relatou que quase duas mil residências foram destruídas.
Observando a intensidade deste e de outros desastres registrados recentemente, algumas empresas e sites colocam seus serviços à disposição da população. O Google, que sempre se envolve em questões sociais, criou o
The Google Crisis Response em 2004 , onde é possível encontrar informações, mapas com alta resolução via satélite, pessoas desaparecidas, fazer doações de medicamentos e outros serviços durante as crises. Ele foi útil, inclusive, no desastre que ocorreu nas regiões serranas do
Rio de Janeiro. Especificamente ao Japão, pode-se utilizar o
Person Finder para encontrar pessoas desaparecidas.
O Facebook disponibiliza uma
página que informa sobre os terremotos mais recentes no planeta, inclusive os
aftershocks, que são os pequenos sismos que ocorrem após um grande abalo. O Twitter, mais uma vez, está sendo utilizado como difusor de informações e troca de mensagens entre os internautas.
Os problemas do país não são poucos. O Japão enfrenta uma iminente crise econômica e pediu ajuda aos EUA que, em resposta, confirmou a disponibilização de militares instalados em seu território, além de condolências ao povo japonês.
A ajuda em momentos como este é fundamental, porém, mais importante do que isso é saber se preparar para um desastre desta proporção. O site
72hours oferece uma série de informações sobre como se comportar em situações de risco, como terremotos, tsunamis, terrorismo, incêndios, dentre outros.
Com a interrupção das linhas telefônicas no ápice do desastre, a internet foi – e continua sendo – um grande suporte à nação japonesa, que precisa do apoio de todos em um momento tão difícil como este.
0 comentários:
Postar um comentário