Forte terremoto atinge o Japão

Tremor teve magnitude 6,6, segundo o Serviço Geológico dos EUA. Não há relatos de feridos e danos, mas prédios tremeram em Tóquio.

Do G1, com agências internacionais


Um forte terremoto de magnitude 6,6 atingiu o norte do Japão neste domingo (14), informaram o Serviço Geológico dos Estados Unidos e a Agência Meteorológica do Japão.

Não há relatos sobre vítimas ou danos, mas prédios tremeram na capital japonesa, Tóquio. O governo japonês não emitiu alertas de tsunami, mas informou que pode haver alteração no nível do mar.

O epicentro do tremor, que ocorreu às 17h08 (horário local, 5h08 em Brasília), foi a 40 km abaixo do nível do mar nas proximidades da ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês e que abriga a capital, Tóquio. 


Ampliar FotoFoto: Arte G1

Mapa localiza o epicentro do tremor deste domingo (14). (Foto: Arte G1)

Ele localizou-se a 80 km a sudeste de Sendai, e a 285 km a nordeste de Tóquio.

O tremor forçou a suspensão temporária dos serviços do Shinkansen (trem-bala). O governo ativou imediatamente um serviço de informação para recolher dados sobre o terremoto.

O arquipélago japonês é uma das zonas com maior atividade sísmica do mundo. O terremoto mais grave dos últimos anos aconteceu em Kobe, em janeiro de 1995, com magnitude de 7,3, e deixou mais de seis mil mortos. 











1 comentários:

Clarisse Lessa disse...

Boa parte das catástrofes, como os maremotos, são imprevisíveis. Dizer que um planejamento urbano eficaz iria prevenir mortes em Sendai, é ilusão.
É como se fosse proibido habitar em um grande raio a partir do litoral. Apenas construções com tecnologia a ser desenvolvida, poderiam ser uma solução para salvar quem estivesse nas edificações durante uma catástrofe. Transportes com tecnologia flutuante, quem sabe.

Postar um comentário