Bairro Centro


Rua Carijós. O comércio
Foto: Rogério França PBH


Rua Rio de Janeiro. A verticalização.
Foto: Antônio Rodrigues – PBH 
Praça Sete
Arquivo PBH


O bairro Centro consolida-se como referência comercial, financeira e política da região metropolitana de Belo Horizonte. O Centro é o lugar em que o comércio e os serviços da cidade se concentram.

A verticalização (construção de grandes e inúmeros edifícios devido à diminuição de espaço físico plano para a construção de edificações) é predominante. 
Dificilmente encontramos casas. 

A característica principal da região central é que todas as ruas se cruzam em ângulo de 90 graus, e, cortando as ruas em quase 45 graus, estão algumas avenidas, como Amazonas e Afonso Pena. Como as avenidas vão no sentido norte-sul ou leste-oeste e as ruas nos sentidos colaterais (noroeste-sudeste e nordeste-sudoeste), um cruzamento de avenidas forma quase uma rosa dos ventos geográfica, com uma variação de aproximadamente 15 graus de diferença no sentido horário.



Funcionários

Ainda encontram-se casas como esta no bairro Funcionários.
Foto: Clarisse Lessa


Prédios comerciais luxuosos.
Foto: Clarisse Lessa
O bairro Funcionários, localizado na Seção Urbana do plano do engenheiro Aarão Reis para a cidade, como o próprio nome diz, foi reservado para as residências dos funcionários públicos que viriam trabalhar na nova capital.

Essas casas, de estilo eclético tinham tamanho, tipologia e luxuosidade variáveis de acordo com a importância do cargo do morador. Atualmente, elas vêm sendo pouco a pouco demolidas ou agregadas a modernos edifícios, normalmente residenciais, que são construídos no bairro.


Bairro predominantemente residencial. As calçadas são largas e quantidade de pedestres é menor em relação ao Centro. 

Sitiografia:
http://pt.wikipedia.org/

0 comentários:

Postar um comentário